quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Inclusão digital

Olá! Vamos analisar acerca da inclusão digital na sociedade? Vejamos o contexto sociocultural no qual estamos inseridos. Apreciem as charges a baixo e não esqueçam de ler os texto no link logo abaixo.
Boa leitura e vamos todos comentar.







29 comentários:

  1. Boa noite queridas! Apreciem o texto, as imagens e comentem com boa argumentação acerca da seguinte questão: A escola está verdadeiramente incluida na era digital? Abraço a todas.

    ResponderExcluir
  2. Não.
    Na verdade nossas escolas públicas enfrentam grandes dificuldades na estrutura da escola, ex: recentemente receberam computadores do governo para laboratório na própria escola no entanto não foram estalados por conta da infra-estrutura. Também sabemos que poucos professores propõem atividades de aprendizagem articulada diretamente para tecnologia. Quando isso acontece malmente usa a internet para pesquisas.
    Como diz o texto: "acredito que devemos lutar para que a escola se transforme num espaço vivo, alegre, onde o conhecimento seja produzido. Diferentemente do que muitos teóricos acreditam".
    Assim sendo, podemos usar as tecnologias para melhorar nosso aprendizagem e de forma positiva que possa transformar a vida dos indivíduos com responsabilidade.
    Verúzia Márcia Rios
    Beijosxxxx!!!

    ResponderExcluir
  3. Há uma dependência cada vez maior em relação à tecnologia hoje. Vivemos em um mundo onde a inclusão digital é cada vez mais necessária, mais básica. Por outro lado, o risco que se corre é grande, em virtude de de instrumentos como a internet são colocados como ameaça à privacidade e à individualidade de cada um. Tecnologias antigas, como a máquina de escrever, são antiguidades que ainda surpreendem os mais jovens. Mas, por outro lado, devemos encarar as tecnologias, tanto como um avanço inegável, como uma ameaça à nossa forma natural de vida.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que citassem alguns trechos do texto. O professor Nelso Luca Pretto afirma que :

    "O problema é que temos no Brasil e no resto do mundo uma grande contradição, na medida em que vivemos num mundo absolutamente informatizado e que, do ponto de vista educacional, temos aquilo que Francisco de Oliveira chama de formação do ser humano-mercadoria. Ou seja, ainda acreditamos que devemos formar o ser humano para trabalhar na indústria siderúrgica, ainda estamos formando mão de obra barata condenada ao desemprego. Este é um grande conflito, pois a maior resistência muitas vezes está dentro da própria escola. Nós educadores, frente a todas estas questões, resistimos quase que heroicamente porque ainda continuamos insistindo em perspectivas lineares, cartesianas, que não preparam o aluno para o próximo milênio."

    Qual a importância dessa constatação no contexto atual?

    ResponderExcluir
  5. Não.Aparelhos tecnologicos muitas escolas tem, mas não sabem utilizar de forma correta, para espantir a criatividade do aluno.O estudante muita das vezes tem toda tecnologia e conhecimento em casa, na sociedade bem acessivel a ele, chegando na escola muitas vezes com mais conhecimento tecnologico entre outros mais que o proprio professor.Por isso a escola tem que ser um espaço vivo alegre, onde o conhecimento seja produzido.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que hoje o aluno não vai a escola para buscar informações e sim muitas vezes para socializa-los com outros colegas e com o professor que esta lá como mediador e não como transmissor de conhecimento.Tecnologias as escolas tem, só é nescessario respeitar os conhecimentos multiplosde cada individuo.
    aluna vanderlania

    ResponderExcluir
  7. Penso que a escola sim tem equipamentos da era digital, porém, acredito que nao estao realmente inseridos neste contexto. como diz no texto, que os analfabetos do futuro são aqueles que nao sabem fotografar, utilizar a midia. concordo com Francisco de Oliveira deve-se formar individuos para o mercado de trabalho, para as indutrias, como dizemos (para um bom emprego). E se já sabemos que um bom embprego hoje é aquele que se inclui de certa forma na era digital imagine entao no futuro que as coisas evoluirão ainda mais.
    Sem falar que a internet hoje eh um dos principais meios de adquirir conhecimento, porém muitos ainda não tem condições de ter em casa, sendo assim a escola por ser um ambiente coletivo é de grande importância fornecer a estes a oportunidade de utiliza-la.
    finalizo com um desejo: inclusão digital nas escolas já!
    Jaqueline Rios

    ResponderExcluir
  8. O professor Nelson Pretto afirma que:
    "As atuais tecnologias de comunicação e informação são mais que evoluções de velhas máquinas. Elas estão chegando porque estão sendo influenciadas pelas novas formas de pensar que estão sendo gestados simultaneamente."
    A evolução tecnológica influem também na forma de pensar, pois o individuo tem a sua disposição um leque maior de informação. Mas é exatamente nesse momento que acontece a contradição. Nem todos tem acesso à tecnologia para obter conhecimento. As escolas equipadas se resumem ao uso das máquinas apenas para educadores que se limitam muitas vezes a digitação.
    O ato de pesquisar que é fundamental no meio educacional, continua sendo deixado de lado.
    O autor ainda afirma que: "a escola não está dando conta dos novos problemas, não está preparando os alunos para os tempos atuais e muito menos para o futuro."
    Em pensar que Walter Benjamim disse na década de trinta que o analfabeto do futuro seria aquele que não saberia fotografar. E nos dias de hoje? O autor deixa bem claro que é o individuo que não sabe ler, ver a mídia, usar a internet e os terminais eletrônicos.
    Uma realidade assustadora. A educação precisa urgente de uma nova direção, onde possa realmente transmitir conhecimento e capacitar indivíduos para um mundo real.

    Elcione Araujo

    ResponderExcluir
  9. Não! Fala-se muito em “Escolas com Tecnologias”, em “A Era da Informática”, mas nas escolas o que temos são salas com computadores parados, sem a devida utilização, professores sem a mínima condição de dar assitência e apoio aos alunos.
    Como diz um trecho do artigo de Nelson Pretto, (...)“A escola tem que estar preparada pra isto. Esta é a diversidade que vivemos permanentemente e a escola tem que acompanhar este movimento, sob a pena de perder o bonde da história”.(...)Isso é a mais pura verdade, pois
    Se a escola não estiver preparada para a modernidades tecnológicas, vai ficar retrógrada e perder o seu verdadeiro sentido, o de transmitir conhecimento, ser a ponte para o desenvolvimento humano. Ainda no texto diz que (...)” Os projetos governamentais são elaborações centralizadas e os professores ficam ..... sem saber o que fazer com eles.
    Precisamos entender que os professores precisam se alfabetizar com essas tecnologias e assim ter segurança e tranquilidade para lidar com elas.


    Sandra Cristina

    ResponderExcluir
  10. Ao ler o texto informativo e cidadania II pude refletir muito sobre o meu papel cidadão na sociedade do papel cidadão na sociedade do conhecimento. Pensei também sobre as escolas e a importâncias da tecnologia no contexto escolar e ao repensar nos grandes desafios vejo que democratização da informática ainda é sonho e não realidade. Além de refletir melhor o quanto utilizamos a tecnologia de forma errônea.
    A exemplo vimos a charge em que duas pessoas teclavam omitindo informações referentes aos mesmos.
    Alem de observar a disparidade social,existente em nossa sociedade em que vimos um peduti alcoólatra pedindo um mouse como forma de estragar na sociedade do conhecimento

    ResponderExcluir
  11. Ao ler o texto informativo e cidadania II pude refletir muito sobre o meu papel cidadão na sociedade do papel cidadão na sociedade do conhecimento. Pensei também sobre as escolas e a importâncias da tecnologia no contexto escolar e ao repensar nos grandes desafios vejo que democratização da informática ainda é sonho e não realidade. Além de refletir melhor o quanto utilizamos a tecnologia de forma errônea.
    A exemplo vimos a charge em que duas pessoas teclavam omitindo informações referentes aos mesmos.
    Alem de observar a disparidade social,existente em nossa sociedade em que vimos um peduti alcoólatra pedindo um mouse como forma de estragar na sociedade do conhecimento

    ResponderExcluir
  12. Muito se tem discutido sobre a era digital, escolas estão informatizadas sim, mas o que falta são profissionais interessados em utilizar esse meio, que na verdade é importante para o desenvolvimento social da criança, e na maioria das vezes as crianças já trazem de casa um certo conhecimento sobre informática. O professor deve estar atento para as novas técnicas que são utilizadas e assim poder passar para seus alunos afim de que construam saberes de acordo os conceitos que lhes são atribuidos, acredito que a educação está se evoluindo muito e precisa de profissionais que estejam antenados com a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  13. O professor Nelso Luca Pretto afirma que :"Esta multiplicidade de coisas exige que tenhamos um comportamento aberto para perceber o mundo de diferenças que pode, potencialmente, se manifestar. E a escola tem que estar preparada para isto. Esta é a diversidade que vivemos permanentemente e a escola tem que acompanhar este movimento, sob pena de perder o bonde da história. Nossos governos fazem grandes projetos, produzidos na capital do país, desconhecendo completamente a realidade brasileira."

    ResponderExcluir
  14. Hoje muito se fala sobre a ERA DIGITAL,as mudanças estão aconteçendoa cada momento,nossas escolas infelismente não estão preparadas para acompanhar essas tecnologias.Como diz Nelson de Luca:"Não ha dúvidas de que vivemos um tempo de mudancas.E a nossa escola não está dando conta dos novos problemas,não esta preparando os alunos para os tempos atuais e muito menos para o futuro"Em primeiro lugar temos que preparar as escolas tanto no espaços fisicos como no profissional,para que essas possam enfrentar á a diversidade tecnologica que o mundo moderno oferece,sem perder o bonde da historia.

    Ao observar a charges pude perceber que o sistema de informações tecnologicas ainda esta centradas nas mãos de poucos.Alguns que já possui livre acesso as utilizam para omitir suas proprias informações.Enquanto outros estão cedentos das informações tecnologicas.

    ResponderExcluir
  15. O texto de Nelso de Luca nos confirma:"Nossos governos fazem grandes projetos,produzidos na capital do país,desconhecendo completamente a realidade brasileira".Hoje na nossa realidade os governantes investem em projetos,mas não se preocupam com a capacitação de profissionais da educação para melhor lidar com essas tecnologias,sem contar que as escolas não possuem infra-estrutura adequada para receberem essas maquinas.

    Ao observar a charges percebir que o sistema de informação tecnologica não estão ao alcance de todos ,os que possuem não se preocupa de utilizar-lo de forma benéfica.

    ResponderExcluir
  16. PARA NORMA RIOS:

    Por que as novas tecnologias são uma ameaça?

    ResponderExcluir
  17. PARA ELCIONE:

    Excelentes comentários!

    ResponderExcluir
  18. PARA VANDA:

    Informática e cidadania e não "Informativo"!

    ResponderExcluir
  19. Olá meninas! Continuem postando. Os comentários estão muito produtivos! Não deixem de participar e sempre argumentem com detalhes os seus comentários.

    Abraços a todas!

    ResponderExcluir
  20. ATENÇÃO TURMA: ESTOU AGUARDANDO OS FICHAMENTOS POR E_MAIL PARA QUE EU POSSA ANALISAR. NÃO ESQUEÇAM DE ME ENVIAR ANTES DA PRÓXIMA AULA.

    O E_MAIL É: pedagogiafafecg2010@gmail.com

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  21. Por que tem alunos que não tem controle, ao invés de pesquisar algo que lhe traga conhecimentos, acaba se envolvendo em formação que muitas vezes não lhe traz benéficios para seu aprendizado.
    Norma Rios.

    ResponderExcluir
  22. Conforme as necessidades foram surgindo, o homem foi aperfeicoando á tecnologia com objetivos de melhorar á comunicação como também á educação embora é preocupante o dispreparo de professores para inserir a tecnologia em suas aulas em busca de conhecimento novos.

    ResponderExcluir
  23. a tecnologis se torna cada vez mais aceitavel pelos jovens e adultos todos querem esta incluidos no contexto social e levar novos recursos cada vez melhor para sala de aula porem tem que haver uma certa ponderacao com a tecnologia pois ela se usada para edificacao de conhecimento trara inumeros beneficios porem se usada de forma mediocre sem nenhuma base mediadora nao sera muito proveitoso.
    vivemos em uma era de mudancas e querendo ou nao devemos nos acossiar da melhor maneira possivel.

    obs- os erros ortograficos e de acentuacao estao assim por conta do pc que esta com problema.
    espero que entenda.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  24. O autor atribui a responsabilidade da inclusão digital à escola, uma vez que para ele a maioria da população brasileira não tem acessso à internet em suas residências, e esta é sem dúvida a maneira mais eficaz de democratizar a informação.

    GRUPO: Adriana, Bruna, Cleuma, Jurailde, Michele, Teone.

    ResponderExcluir
  25. A inclusão digital não é uma realidade para a maioria das escolas brasileiras. Muitas receberam computadores, mas poucas destas escolas estão utilizando os mesmos, por não estarem conectados com a internet e/ou porque faltam profissionais qualificados para passar o conhecimento necessário.
    Contudo, a escola no seu papel formador, não pode fechar os olhos para as mídias. Deve sim buscar alternativas de inserí-las na prática educacional, pois fazem parte do referencial do mundo das crianças, jovens e adolescentes.
    Rosana Moreira Oliveira Feitosa
    Jucelma Almeida Feitosa

    ResponderExcluir
  26. como diz Gilberto dimenstein, o "analfabeto digital" ainda existe, a charge deixa claro que em pleno século 21, a falta de acesso a internet é notável, e como a escola deve lidar com os avanços tecnológicos, é fundamental que todos tenham acesso a terminais de computadores e que saibam operar alguns sistemas básicos, mas, a realidade das escolas sao outras, falta profissionais capacitados e entre outras.Toda a tecnologia que hoje existe tem seus principio na elaboração de uma melhoria da vida, mas, é necessário sabedoria, pois ao mesmo tempo em que a temos em nossas mãos, a mesma pode condenar-nos ao nosso fim.
    GRUPO: Arlete, Benildes, Lucivania, Rosalia, Antonia, Edimeia.

    ResponderExcluir
  27. Como vimos a tecnologia esta se abragendo cada dia mais e mais facilitando assim a vida de muitas pessoas.
    Nas escolas de nossa região, a tcnoliogia ainda precisa melhor bastante, pois em pleno seculo XXI ha muitas escolas que ñ tem um simples televisor, um dvd,muito menos computadores disponiveis para os alunos, quando ha computadores ficam insolados dos alunos por não ter profissionais adequados para ajuda los a manusear, fazendo com que ao alunos simples se afastem de tais necessidades que estão cada vez mais presentes tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

    Grupo: Cristane , Claudiane ,Denise, Edna, Ednolia,Fabiana, Grazile , Katia , Vanuska.
    Padaogia-Capim Grosso

    ResponderExcluir
  28. Sabe-se que os avanços da internet têm na contemporaneidade contribuída grandemente para mudanças na prática de comunicação e na prática educacional. Cada vez mais profissionais de diversas áreas do conhecimento, principalmente professores, sentem a necessidade do uso desse veículo de informação. O fato é que esse uso precisa ser orientado e bem dirigido para que possa ocorrer de maneira eficaz.
    A utilização do blog na educação é uma forma de intercâmbio e troca de informações e saberes entre professores e alunos, uma maneira diferente e dinâmica de busca aos saberes, e de despertar a curiosidade dos mesmos. Além de ser um recurso atrativo, aproxima as pessoas, as idéias, desenvolve a curiosidade tecnológica, divulga estudos, e trabalhos desenvolvidos por professor e alunos, amplia a visão do mundo além de abarcar uma afinidade de assuntos que serve como suporte para o trabalho educacional. Apesar de tudo isso ainda existe escolas que não tem acesso as novas tecnologias, ou seja, não há a inclusão digital.

    Josefa Araujo
    Raimunda Amorim
    Sandra Silva

    ResponderExcluir