Vamos apreciar o vídeo e o texto que seguem. Reflitam acerca da utilização do computador no contexto escolar e participem emitindo opiniões claras, objetivas e bem elaboradas. Lembrem-se: a participação efetiva nas discussões serão devidamente avaliadas. Abraços,
Camila
Os professores têm utilizados metodologias que favoceçam a aprendizagem dos seus alunos?
ResponderExcluirInfelizmente ainda existem professores que não utilizam os recursos tecnológicos com o objetivo de favorecer o aprendizado dos seus alunos, mas sim de contornar a aula que não foi planejada, ou até mesmo de ludibriar os educandos.
ResponderExcluirComo visto no texto Linguagem visual, tecnologia da comunicação e educação, assim como no vídeo Tecnologia e Metodologia, a presença de recursos tecnológicos em sala de aula por si só não é capaz de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Cabe ao docente rever suas praticas pedagógicas, o professor deve ser mediador do conhecimento e não detentor do mesmo, os recursos tecnológicos estão presentes no cotidiano das pessoas. O objetivo da utilização desses recursos na educação é facilitar o processo de ensino aprendizagem, se o professor criar métodos de ensino com o auxilio desses recursos a aulas serão bem mais proveitosas.
Infelizmente ainda existem professores que não utilizam os recursos tecnológicos com o objetivo de favorecer o aprendizado dos seus alunos, mas sim de contornar a aula que não foi planejada, ou até mesmo de ludibriar os educandos.
ResponderExcluirComo visto no texto Linguagem visual, tecnologia da comunicação e educação, assim como no vídeo Tecnologia e Metodologia, a presença de recursos tecnológicos em sala de aula por si só não é capaz de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Cabe ao docente rever suas praticas pedagógicas, o professor deve ser mediador do conhecimento e não detentor do mesmo, os recursos tecnológicos estão presentes no cotidiano das pessoas. O objetivo da utilização desses recursos na educação é facilitar o processo de ensino aprendizagem, se o professor criar métodos de ensino com o auxilio desses recursos as aulas serão bem mais proveitosas.
De acordo Thiala.
ResponderExcluirComo a colega acima falou, existem ainda em nossos meio muitos educadores que não usam recursos tecnológicos, alguns por medo de danificar o aparelho da escola, outros por não se capacitarem no sistema da tecnologia. Portanto a tecnologia e a comunicação estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, como diz o texto: "precisamos de professores inquietos, andarilhos, eternos aprendizes", que sejam capazes de mudar o método de aprendizagem, que quebre esse paradigma, transforme as aulas cansativas em atrativas. Sabemos que essa nova dimensão vai além do uso de recursos tecnológicos e em nossa sociedade passa a requerer uma educação que forme indivíduos criativos capazes de entender e relacionar conhecimentos tecnológicos. Nesse sentido, é importante reconhecer que a tecnologia pode melhorar a qualidade da educação.
ResponderExcluirRealmente a tecnologia pode auxiliar na melhoria da qualidade de ensino, mas não pode substituir o professor nesse processo de aprendizagem.
ResponderExcluirde certa forma não ,aida existem professores que não buscam melhorar seus métodos apenas por estarem acomodados com as práticas pedagógicas mais antigas e menos desgastante para eles .São os chamados tradicionalistas portanto os professores precisam ainda usar novos metodos e utilizar as tecnologias que o ensino oferece para aperfeçoar seus alunos. IZABELLA DOS S. LIMA
ResponderExcluirO fato que ocorre no video é uma reprodução do que vemos ainda hoje nas nossas escolas, temos a tecnologia porem nossos mestres não querem utiliza-los por terem medo do novo, muitos não buscam conhecer as novas tecnologias que chegam a escola e quando vêem não sabe pra que servem, não sabe usar, é um "bicho com mais de 7 cabeças" usam só metodos tradicionais, ai é onde percebemos que a tecnologia chegou, mas o que não chegou foi a vontade e a motivação aos mestres.
ResponderExcluirestar numa sala de aula com um giz, um apagador e uma varinha na mão não é nada tecnologico, mas é muito comum.(como vimos no video) Falar em tecnologia é facil, mas acho dificil é faze-la na escola. Não podemos apontar o culpado para tal fato, seria hipocresia falar que o governo é culpado pois, bom ou ruim, certo ou errado, as tecnologias estão ai, precisamos mais é de ousadia, audácia dos educadores, sem essa de "medo de quebrar", medo de "não saber mexer". Pode ser que seja dificil, mas acredito que nem tanto. Vejo muitos professores que não sabem mandar um email se quer, que nem sabem usar um celular... Parece absurdo mas é verdade... compra um celular mal sabe usar... então se um aparelho pessoal ele tem medo de explorar...? imagina um que vem destinado a varios usuarios. Está na hora te reeduca-los afim de ver em salas de aula professores fazendo q diferença porque se o aluno se torna mais pesquisador que ele pra que irá frequentar a escola? Todo mundo pode aprender sem a intervensão de alguém, só se vai a escola porque é preciso obter certificados, porém os mestres estão "perdendo" o lugar para as maquinas.
ResponderExcluir"Quem é, então o professor desse século?"
o fato de um professor estar numa sala e naum conseguir usar as tecnologias é muito preocupante, mas não chega a ser pior que estar numa escola que não tem tais recursos, pois todo mundo fala q A ou B não sabe usar, o problema é que quando esses produtos chegam a escolas as vezes caem nas mãos erradas, alguns acham que é pra ficar guardado, que é pra dizer que " escola tal tem". O principio de tudo deve ser planeijamento, a metodologia que o professor irá usar é que vai fazer aula ser proveitosa, o professor tem que ser pesquisador curioso, não tem que deixar o tempo passar usando metodos tradicionais pois em meio a tenta tecnologia isso não irá mais funcionar... O bom é que podemos observar tanto no texto, quanto no video e na realidade para refletir e perceber que a tecologia chegou, mas parece que a "motivação", a "vontade do novo"... já tinham ido embora!
ResponderExcluirmetodologia e tecnologia são palavras que temque estarem de mãos dadas, não há como fazer uso de tecnologia em que tenhamos metodos práticos para utilização da mesma, é como vimos no video, haviam recursos porem não haviam metodos apropriados para utilização dos mesmo, o que tornava a aula tradicional, mesmo co o uso de tantos aparelhos, é importante que tecnologia e metodologia estejam juntas para fazerem dar certo todos os projetos aplicados na sala, e o professor esteja a frente do aluno para passar o conhecimento preciso. devemos refletir nas aulas, no texto e no video, o que nos reforça que é muito importante a interdiciplinaridade, pois computador não é mais usado em aula e informatica, bem como produção de textos não só em aulas de portugues.
ResponderExcluirEstão mandando bem, garotas. De fato, é necessário repensar metodologias, capacitação profissional e motivação. Essas são palavras chaves.
ResponderExcluirDe acordo com texto Linguagem Visual "a escola precisa redimensionar seu papel, para sobreviver no futuro já que não é a unica instituição que ensina, e muito menos a detentora privilegiada de informações."
ResponderExcluirCom a evolução na comunicação por conta da tecnologia a escola se vê pressionada a mudar sua rotina. Máquinas nas escolas já é uma realidade, porém, não passa disso. Professores não recebem treinamentos e nem motivação para uma metodologia diferente. Existe claro, alguns educadores que se negam a aprender informática. Alguns por não ter o perfil e outros por achar que a preparação de suas aulas exigirá mais criatividade.
A mudança de postura tem que se iniciar do professor, pois "a escola só terá lugar na sociedade se reaprender a lidar com os saberes e as informações e isso implica numa necessária reforma do pensamento..."
Falar em mudança na escola já parece um sonho, falar de tecnologia então, parece utopia, infelizmente. É preciso realmente obter conhecimento e acreditar. Como disse antes, se o professor já iniciar um processo de mudança em sua postura, a inovação será mais fácil.
Elcione Araujo
Como foi visto no texto Linguagem Visual "a nova era pede escolas cada vez mais abertas para o mundo, menos seriadas, sistemáticas, fronteiriças e normatizadoras." É preciso de escolas que busquem o novo, professores que desejem mudanças, que desejem aprender e utilizar métodos novos,sair do tradicionalismo onde só o professor é o sabidor de tudo.
ResponderExcluirAs escolas e os educadores precisam de atualizações, de aceitar e se relacionar com a nova era. A sociedade de antes, não é a mesma de hoje, os alunos de hoje não sao mais como antes, então, já que é assim, por que que os professores querem continuar os mesmos? É preciso mudar. E concordo com a colega quando ela diz dos governantes, existe sim, escolas que adquirem novas tecnologias, mas de que adianta novas tecnologias se os professores não sabem e nem querem aprender a utiliza-los. existem escolas que a necessidade nao é de aparelhos e sim de capacitação de professores. já que não querem aparender para ensinar, monta os aparelhos e deixa a disposição que com certeza alunos que queiram e saibam usar nao vai faltar, nem que seja apenas para olhar site de relacionamento.
Mudança, a palavra que não pode e nem deve sair da mente dos educadores. Mudança na escola, mudança nas metodologias, para que assim, o aluno possa aprender em sala de aula de forma correta e não fora da escola de forma que não seja a mais correta possivel.
Jaqueline Rios
Assim como avançam as tecnologias, os profissionais da área da Educação também devem avançar nas suas metodologias, afinal a tecnologia é um recurso que está sendo utilizado em sala de aula , portanto a metodologia tem que acompanhar esse avanço para que o conteúdo seja absorvido da melhor maneira pelo aluno.
ResponderExcluirConforme o texto, “O professor deste novo tempo tem que ser, acima de tudo aprendiz. Aprendiz da cultura, aprendiz das mudanças sociais, aprendiz de humanidades: coisa que a máquina não pode fazer. O professor não pode temer a evolução tecnológica porque é inevitável. Deve ser um aprendiz dela”.....(p.19). Esse trecho retrata exatamente a nossa realidade, profissionais com medo da modernidade, não aprendem a lidar com a inovação tecnológica, talvez com receio de que sua função não seja mais necessária daqui algum tempo, mas isso é improvável, pois é necessário um mediador, para que esse conhecimento seja transmitido com honestidade, ética, humanidade e sensibilidade. Para que não se percam esses valores tão importantes na estrutura educacional do ser humano.
É necessário sim, professor, atualizar-se e inovar-se pois isso só trará benefícios para todos.
Vivemos em um mundo que no decorrer da sua evolução a tecnologia avança bruscamente principalmente na Área da Educação. E com isso alguns educadores permanecem estacionados, muitos por falta de conhecimentos, acham que a Tecnologia é coisa de gente nova.
ResponderExcluirAlgumas escolas têm esse tipo de tecnologia, computadores, internet, data show e etc. Mas alguns permanecem sem uso pelos professores, pois não se interessam em aprender a manuseá-los ou até mesmo achando que esses tipos de metodologias não são importantes na área da educação. Isso acaba tornando as aulas remotas e os alunos ficam sem saborear alguns métodos que a tecnologia nos oferece de bom.
“A postura do educador frente às tecnologias e a mudança na metodologia é que farão a diferença fundamental na evolução do ensino”. (Vanio Fortes)
A tecnologia é, sem dúvida, um avanço considerável para a educação, desde que seja usada da maneira correta. Os profissionais da educação precisam rever seus métodos de trabalho, a fim de eliminar as atitudes arcaicas e ultrapassadas, e que já não surtem efeito. O uso da criatividade deve ser levado altamente em consideração. Se a tecnologia da informação é tão ampla e oferece uma quantidade tão enorme de possibilidades, por que usá-la com métodos que não funcionam? Mas é preciso lembrar que não é suficiente oferecer a tecnolgia, mas também preparar o profissional que vai usá-la, a fim que este obtenha sucesso.
ResponderExcluirComo podemos observar o mundo de hoje vive totalmente na tecnologia, na escola não seria diferente, pena que os profissionais da educação tem muitas das vezes metodos arcaico e totalmente tradicionais como foi observado no video e no texto sobre as tecnologias que são oferecidas nas escolas não para tomar o lugar do professor e sim para dar subsidius para um leque de possibilidades ludicas de se trabalhar conteudos e desenvolver trabalhos de forma mais pratica.
ResponderExcluirEsse é um ponto importantíssimo o papel do professor dianta das novas tecnologias nas escolas, entretanto o que podemos observar são professores diante de um mundo de possibilidades tecnologicas e fazendo uso ainda de metodos arcaicos adaptados na tcnologias, como pode se obsercvar no video e no texto.Na nova era pede se escolas cada vez mais abertas para omundo, menos sistematicas e sim uma escola formadora de pensadores e criticos.
ResponderExcluirAluna vanderlania
nos dias atuais alguns educadores infelizmente ainda exerce o papel dos velhos paradigmas,e não se dar conta que estamos em uma era tecnológica,onde as crianças de hoje não são aquelas de ontem,e que precisam de estímulos para estar em sintonia com a escola,os professores que não buscam a tecnologia, os avanços dos dias mordermos acaba desmotivando os alunos.
ResponderExcluirEsses avanços fazem com que os alunos se tornem mais informados, críticos e capazes de desenvolver um bom papel junto a sociedade.
Portanto devemos sempre busca metodologias para formar cidadoas devidamente capacitados.
podemos perceber a importancia da tecnologia no mundo atual,e o quanto podemos nos beneficiar,porem como vimos no video ainda existe educadores incapacitados para exercer conhecimentos das modernidades tecnologicas para seus alunos,algumas escolas ja foram beneficiadas,porem ainda é utilizado metados tradicionais, mesmo vivendo em uma era moderna.
ResponderExcluirSÂmila silva
Esse video nos mostra uma triste realidade que infelismente ainda existe nos nossos dias.Onde projeto e projetos de novas escolas são feitos,na realidade percebe-se que "os metodos" continua na mesmisse.
ResponderExcluirEscolas equipadas de aparelhos tecnologicos e os professores não utilizam os mesmos para dinamizar e tornar mas praseroza sua aula ,alguns por medo,outros por forca de vontade de inovar .O fato é que alguns professores precisam reavaliar suas metodologias e se inserir nesse mundo globalizado.RISLENE ALVES.
*RISOLENE
ResponderExcluirParabéns colegas todos os comentarios estão otimos.Que continuemos assim otimas em mostrar nossas concepções.
ResponderExcluirAcredito que ainda exista professores que não conseguiram se adequar as novas tecnologias por conta dos próprios profissionais da educação,ou seja; os diretores de escolas e coordenadores pedagógicos que não criam interesse algum em ajudar esse profissionais, para que possam se engajar nos novos métodos de utilização dessa tecnologia,porém é importante ressaltar que: a utilização dos novos avanços técnólógicos é indispensável para a educação, pois as crianças já crescem utilizando essas informações,cabe agora cada educador se informatizar e repensar os seu métódos de ensino.
ResponderExcluirAline da C. Sousa dos Santos
Fazendo a leitura de um texto com o tema o professor combate uso precoce do computador, publicado no jornal. O estado de São Paulo fez-me refletir os maléficos e os benefícios provenientes do uso do computador por criança e adolescentes em formação e embora perceba a versão do professor Valdemar (citado no texto) para com a tecnologia já que estamos imersos em uma sociedade informatizada é necessário também afirmar que o mesmo tem razoes suficientes para criticar o uso de tais recursos.
ResponderExcluirO computador é um recurso de grande valia para a sociedade atual, por possibilitar aos indivíduos interagir e manter contados diversificados com povos e nações diversificadas. Mas é preciso limitar o acesso de jovens e crianças como forma de prevenir estes indivíduos das mazelas tecnológicas
Diante do que foi analisado no texto é preciso conscientizar os próprios professores para utilizarem o computador de forma benéfica em sala de aula para que o computador venha a auxiliar o fazer pedagógico em sala de aula é não mecanizá-los como prevê o professor Valdemar Setzer.
Oi Jaqueline! Quando você diz "Mudança na escola, mudança nas metodologias, para que assim, o aluno possa aprender em sala de aula de forma correta e não fora da escola de forma que não seja a mais correta possivel", vale lembrar que nem tudo que se aprende fora da escola é "incorreto". Lembre-se: a escola não é o único espaço para aquisição do conhecimento.
ResponderExcluirAdriana, não seria "monótonas" no lugar de remotas?
ResponderExcluirQueridas alunas (a sala só tem mulheres mesmo!!!!). Parabenizo a todoas pela participação. isso mostra que vcs estão se adaptando a essa nova perspectiva das aulas, o que é muito bom.
ResponderExcluirPorém, precisamos embasar os comentários de acordo com os textos lidos e as imagens apreciadas. Nas próximas postagens atentem-se para esse detalhe.
Um xero no zóio de todas!
oiie...
ResponderExcluirO artigo O PROFESSOR COMBATE O USO PRECOCE DO COMPUTADOR,fez nos pensar nos maleficios e beneficios adevindos do uso do computador ao mesmo tempo faz nos refletir sobre a frase:"temos de nos adaptar á sociedade em que vivemos.Se a escola esta fora disso,esta fora do tempo"Onde na verdade a escola precisa adequa-se a sua realidade tecnologica.
ResponderExcluirSe o meio em que esta inseridalhe permite tal acesso ,que as utilizem da melhor maneira possivel.Se essa tecnologia ainda não faz parte do seu cotidiano que use de sua criatividade.
RISOLENE ALVES
Nesse mundo globalizado a tecnologia é um dos avanços bem consideravel na educação.No entanto nem todos profissionais da educação consegue inserir essas práticas no seu cotidiano,alguns por insegurança outros por falta de interesse ,entre outros fatores que torna pessoas analfabetos digital.Sendo assim percebemos que os professores precissamde concientização para utilizar o computador de forma benefica,como um auxilio pedagogico na prática escolar.
ResponderExcluirinfelismente muitos professores ainda estao fazendo uso das suas antigas metodologias sem inovar seu plano de aula, muitos ate possuem esses instrumentos tecnologicos em maos mas nao sabem manusear .
ResponderExcluiras aulas com a utilizacao de novos recursos chamam mais a atencao do aluno que obviamente apresentara melhor desempenho no que diz respeito ao conhecimento pois ele dara mais importancia aquilo que esta no seu dia-a dia que sao claramente esses instrumentos tecnologicos. Sinara
obs- as palavras estao sem asento e sem alguns detahes que a gramatica requer porque o computador que digitei nao estava funcionando bem.
obrigada.
De um forma bastante interessante, porém realista, o vídeo nos mostra a realidade da educação em grande parte das escolas quanto ao uso de recursos tecnológicos.
ResponderExcluirÉ certo que esses recursos são meios eficientes de se passar conhecimentos, no entanto toda a sua eficiência poderá ser anulada, pela falta de capacitação, ou mesmo a falta de criatividade dos professores ao desenvolverem novas metodologias de ensino que se utilizem de tais recursos.
É preciso repensar e analisar a utilização da tecnologia como sendo uma importante forma de se aprender. Podendo assim, os professores e alunos usufruirem conscientemente dos seus benefícios para a melhoria do Ensino.
De um forma bastante interessante, porém realista, o vídeo nos mostra a realidade da educação em grande parte das escolas quanto ao uso de recursos tecnológicos.
ResponderExcluirÉ certo que esses recursos são meios eficientes de se passar conhecimentos, no entanto toda a sua eficiência poderá ser anulada, pela falta de capacitação, ou mesmo a falta de criatividade dos professores ao desenvolverem novas metodologias de ensino que se utilizem de tais recursos.
É preciso repensar e analisar a utilização da tecnologia como sendo uma importante forma de se aprender. Podendo assim, os professores e alunos usufruirem conscientemente dos seus benefícios para a melhoria do Ensino.
LOUIZE CIRQUEIRA
PEDAGOGIA FACE
De um forma bastante interessante, porém realista, o vídeo nos mostra a realidade da educação em grande parte das escolas quanto ao uso de recursos tecnológicos.
ResponderExcluirÉ certo que esses recursos são meios eficientes de se passar conhecimentos, no entanto toda a sua eficiência poderá ser anulada, pela falta de capacitação, ou mesmo a falta de criatividade dos professores ao desenvolverem novas metodologias de ensino que se utilizem de tais recursos.
É preciso repensar e analisar a utilização da tecnologia como sendo uma importante forma de se aprender. Podendo assim, os professores e alunos usufruirem conscientemente dos seus benefícios para a melhoria do Ensino.
LOUIZE CIRQUEIRA
ELIENE MARIA
EDMÉIA OLIVEIRA
IVANETE BATISTA
ANTONIA JORDÃO
VERA BANDEIRA
JOSILEIDE ALVES
IRENE JESUS
PEDAGOGIA FACE